-
Arquitetos: Cristián Romero Valente
- Área: 284 m²
- Ano: 2016
-
Fabricantes: Acuasol Piscinas, CLC Maderas, Coggiola Mármoles, Melón Hormigones, Sherwin-Williams, Winglass
Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência AV encontra-se situada em um terreno de inclinação pronunciada. Trata-se de um terreno acidentado próximo a uma colina voltada ao sul e não diretamente ao mar a oeste. Para não perder a vista e proteger-se do vento, rotacionou-se parcialmente a orientação da residência deslocando-a em direção ao oceano pacífico.
A altura máxima da residência coincide com a da vida pública. Desta forma, a vista ao mar não é irrompida. A casa apresenta um respeito pela horizontalidade que predomina em todos os níveis. Isso permite que o mar possa ver visto desde o interior da moradia, assim como desde os espaços exteriores próximos a ela.
A rampa de acesso funciona como um elemento independente que comunica a rua e o estacionamento com o volume da residência. O requerimento de um acesso por meio da rampa resulta ser uma oportunidade arquitetônica: para que a inclinação da rampa permita mobilidade e libere o percurso foi necessário estabelecer um distanciamento entre o volume da residência e a rua.
O acesso interior da moradia encontra-se em um nível médio de altura; abaixo do nível da rua e sobre o primeiro pavimento. Ao entrar, a residência encontra o hall com uma varanda que vincula visualmente esse espaço com a sala de jantar de pé-direito duplo. A varanda permite, além disso, a vista aberta para a costa.
O material utilizado para a construção da residência foi concreto armado com moldagem em tábua, marcando o volume quando a pintura branca for aplicada. Assim, procura-se potencializar uma atmosfera lumínica que predomine em todos os recintos no interior da residência, complementando com claraboias e pátios de luz.
A cobertura é um espaço habitável, cujo acesso encontra-se por trás do muro da fachada principal. Esta vincula-se com o resto da residência por meio de um percurso constituído pela rampa e o hall. Desta forma, o percurso ascendente arremata a horizontalidade da cobertura, desde onde é possível criar um lugar de contemplação ao mar.